CAPACITAÇÃO

Mindfulness para a prática profissional

HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA

- Há uma crescente inserção de Mindfulness em diferentes âmbitos profissionais, desde a educação e a área de desenvolvimento de pessoas, até o campo da saúde, propriamente; 

- No Brasil atualmente existem treinamentos em diferentes protocolos de intervenção em Mindfulness, modulares, como o MBSR, o MBCT e outros. A própria Iniciativa Mindfulness oferece no Brasil uma formação em Body In Mind Training (BMT), um protocolo modular e manualizado de Mindfulness;

- No entanto, não são todos profissionais que tem interesse em conduzir grupos semanais de Mindfulness baseados em protocolos manualizados, mas possuem interesse em se CAPACITAR para incluir mindfulness e autocompaixão como uma "forma de vida" e ferramenta de potencialização profissional;

- Ainda são escassas no Brasil as opções de treinamentos formais de qualidade, para profissionais, desta modalidade de treinamento em Mindfulness;

- Portanto, esta CAPACITAÇÃO NÃO te fornecerá as condições para conduzir protocolos em grupos, semanais e manualizados, de Mindfulness e Autocompaixão (como MBSR, MBCT, MSC, etc), mas sim incluir mindfulness como uma "forma de vida" e ferramenta de potencialização pessoal e, consequentemente, profissional. Esta capacitação se encaixa em um formato "mindfulness for two", ou de mindfulness relacional (e não para condução em grupos).

- As fontes teóricas e práticas desta formação estão assentadas em diferentes níveis: 1 - as experiências acadêmicas e práticas, de mais de 10 anos, dos professores Dr. Tiago Tatton, diretor da Iniciativa Mindfulness e um dos pioneiros de Mindfulness no Brasil, e a professora Dra. Tamara Russell, honorary lecturer do King´s College de Londres; 2 - o desenvolvimento do modelo neurocognitivo de mindfulness através de pesquisas realizadas ao redor do mundo; 3 - Os livros guias "Mindfulness e Psicoterapia, de Germer, Siegel e Fulton (2009)", "#whatismindfulness, de Tamara Russel (2015)", além de diversos papers do campo de psicoterapias contextuais.

- Esta capacitação atende a uma demanda de mais de 5 anos que tem chegado semanalmente através dos meios de contato eletrônicos da INICIATIVA MINDFULNESS, e representa a realização de um sonho da instituição e seus fundadores. Ela foi elaborada com níveis de qualidade e rigor de excelência, e queremos que você entre em contato conosco frente a quaisquer dúvidas e necessidades de informação! Aproveite!

PÚBLICO ALVO

NÍVEL REGULAR e INTERMEDIÁRIO*: profissionais de saúde em geral (médicos, educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, etc); profissionais da área de educação; profissionais da área de gestão de pessoas;

NÍVEL AVANÇADO: exclusivo para profissionais de saúde mental (Psiquiatria/Psicologia)

 

* Este nível não cumpre a formação do módulo avançado, exclusiva para profissionais de saúde mental, além de ter que cumprir com a disciplina de INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA

 

OBJETIVO

Capacitar profissionais que trabalham com pessoas e/ou processos para a utilização de Mindfulness e Autocompaixão enquanto estratégia e ferramenta de transformação pessoal e profissional na direção da: 1 - promoção de autocuidado; 2 - manejo do estresse; 3 - autorregulação; 4 - regulação emocional; 5 - autocompaixão/compaixão;

A formação segue as diretrizes das seguintes vertentes teóricas e práticas:    1 - modelo secular (não-religioso) de Mindfulness; 2 - o modelo neurocognitivo de Mindfulness, que vem sendo desenvolvido no King´s College de Londres há mais de 10 anos; 3 - mindfulness e autocompaixão nos modelos contextuais de psicoterapia; 4 - o livro-guia "Mindfulness e Psicoterapia", organizado por Germer, Siegel e Fulton.

 

**A formação NÃO CAPACITA o/a profissional na condução de GRUPOS DE MINDFULNESS em formatos de protocolos específicos (MBSR, MBCT, etc), mas sim na INCLUSÃO de estratégia de mindfulness e autocompaixão em sua atuação profissional. Para a condução de GRUPOS PROTOCOLARES de Mindfulness é necessária formação específica, não contemplada por este treinamento.

 

FORMATO

- Para profissionais de saúde, gestão de educação e gestão de pessoas: 8 módulos mensais (um por mês), aos sábados, manhã e tarde (09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30), contemplando formação em módulos BÁSICO e INTERMEDIÁRIO. Além disso, é necessário cumprir um sábado específico da disciplina INTRODUÇÃO À PSICOPATOLOGIA e outros requesitos abaixo.

- Para profissionais de saúde mental (Psiquiatria/Psicologia): 12 módulos mensais (um por mês), aos sábados, manhã e tarde (09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30), contemplando formação em módulos BÁSICO, INTERMEDIÁRIO e AVANÇADO.

- Além dos módulos os participantes precisam completar a participação em – ao menos – 1 grupo de mindfulness e 1 grupo de autocompaixão (para todos os níveis) (os valores dos grupos não estão incluídos na formação)

- É necessário também – após completar os módulos – participação em (no mínimo) 3 mentorias de 1 hora (nível regular e intermediário) e 8 mentorias de 1 hora (nível avançado) (os valores dos grupos não estão incluídos na formação)

 

DUPLA CERTIFICAÇÃO

 Certificado duplo cedido pela INICIATIVA MINDFULNESS e pelo MINDFULNESS CENTRE OF EXCELLENCE - Londres/Inglaterra (internacional)

 

 

 

INSTRUTOR e COORDENADOR

 

Psic. Tiago Tatton, PhD.

- Psicólogo - CRP 04/21762

- Cofounder - INICIATIVA MINDFULNESS

- Attended the Mindfulness Advanced Teacher Intensive pela

Universidade da California em San Diego (UCSD)

- Diversas Mastercalsses pelo Oxford Mindfulness Centre - UK

- Capacitação intensiva em Mindfulness para profissionais de saúde

pela Sociedad Mindfulness y Salud - Buenos Aires - ARG

- Pós-doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS)

- Doutor em Psicologia (UFRGS)

Split PhD at King´s College London - Iop - Institute of Psychiatry

- Especialista e Mestre em Ciência da Religião (UFJF)

- Professor convidado dos cursos de Pós-graduação em Terapias

Cognitivo-Comportamentais e Psicologia Positiva (PUC/RS)

- Professor convidado de Terapias Contextuais em diversos

cursos de Pós Graduação do país

 

PROFESSORES CONVIDADOS:

*** DIVULGAÇÃO EM BREVE

PROGRAMAÇÃO:

Módulo de introdução (aberto para profissionais de saúde*, gestão de educação* e gestão de pessoas*).

* para estes profissionais é necessário participar da aula de Introdução à Psicopatologia

AULA 1 – 25 ABRIL – 09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30 – professor: Tiago Tatton, PhD.

Módulo teórico: Mindfulness: definições e histórico; Diferenças de Mindfulness no Budismo e na área da Saúde; diferenças entre Meditação x Psicoterapia x Protocolos médicos; Benefícios centrais do Mindfulness; Mindfulness: aspectos psicológicos do treinamento (regulação atencional x autoregulação x aceitação psicológica x autocompaixão); Contextualismo em Mindfulness; McMindfulness: questões éticas;

Módulo prático: Landing and Grounding Techniques - a PAUSA (being mode): embodiment - o início da prática de mindfulness.

AULA 2 – 23 MAIO – 09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30 – professor: Tiago Tatton, PhD.

Módulo teórico: O que fazemos durante uma prática Mindfulness?; aprofundamento de Mindfulness enquanto aprendizagem do automonitoramento  (corpo x pensamentos x emoções); Processos de mudança em Mindfulness: autoregulação do comportamento; modelo de Paul Gilbert; O modelo dos 4 estágios do treino atencional.

Módulo prático:  Self-Regulatory practice - Mindfulness com autoregulação e observação da qualidade da experiência; Mindfulness para autocuidado ou para treino atencional.

AULA 3 – 20 JUNHO (09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30) e 21 de JUNHO (14:00 às 18:00) – 

FIM DE SEMANA EXPERIENCIAL – aprofundamento de prática de "aterrisagem" e de práticas atencionais – Como começar a conduzir práticas de Mindfulness? Por onde começar? Exercícios introdutórios? Mindfulness no diálogo (deep listening); Mindfulness como "presença terapêutica; Fórum de debate profissional: como estas práticas podem ajudar meu exercício profissional? Como podem ajudar a mim e aos meus pacientes/clientes?

 

Módulo de consolidação (aberto para profissionais de saúde*, gestão de educação* e gestão de pessoas*).

Professoras convidadas do módulo intermediário: Prof. Dra. PhD. Tamara A. Russell (online) e Prof. Ms. Psic. Caroline Bertolino de Souza

AULA 4 - 22 AGOSTO - 09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30 – com Tiago Tatton, PhD.

Módulo teórico: o Mindfulness como ferramenta cotidiana: a PAUSA TRANSICIONAL (passado/presente/futuro). A importância da transição com atenção plena na prática profissional. As práticas do P.A.R.A.R dos 3 minutos do espaço de respiração como ferramentas de grounding. A importância do embodiment e o MBI-TAC.

Módulo prático com Dra. Tamara A. Russell (internacional por video conferência): a prática da pausa transicional e de treino atencional e sua importância na prática profissional. A Intenção como elemento chave do Mindfulness. Prática e fórum de debates. 

AULA 5 – 26 SETEMBRO - 09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30 – com Tiago Tatton, PhD.

Módulo teórico: O que vem da PAUSA? Acolher o sofrimento? Práticas de suavização (modo verde da Terapia Focada na Compaixão) e práticas de treinamento atencional (modo azul da Terapia Focada na Compaixão) sob a ótica do Modelo Neurocognitivo em Mindfulness

Módulo prático: Treinamento de exercícios voltados para autocuidado geral e sistema de suavização (práticas de relaxamento, visualização, autocompaixão) e de treinamento atencional (mindfulness da respiração, caminhada com atenção plena, movimentos com atenção plena, mindfulness dos sons, etc). Oficina de práticas entre os participantes (teachback)

AULA 6 - 24 OUTUBRO - 09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30 - com Tiago Tatton, PhD.

Módulo teórico: a importância dos conceitos de aceitação psicológica e autocompaixão. Diferenças entre empatia, autoindulgência, pena e compaixão. A importância da compaixão e autocompaixão na promoção de bem-estar.

Módulo prático com a psic. Caroline Bertolino, Ms.: Vivências práticas de autocompaixão e compaixão. Fórum de experiências.

AULA 7 – 21 NOVEMBRO - 09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30 – com Tiago Tatton, PhD.
Módulo Teórico: Mindfulness relacional> O falar e escutar (deep listening) com atenção plena e a prática do Enquiry (compartilhar) em Mindfulness e autocompaixão: como fazer? Como perguntar? Quando intervir? A importância do Enquiry na prática clínica.

Módulo Prático: Escutar o paciente com atenção plena; oficina de prática de Enquiry entre os participantes (teachback)

AULA 8 - 12 DEZEMBRO - 13:30 às 18:00 - com Tiago Tatton, PhD.

SEMANA EXPERIENCIAL: modelos de Role Playing de condução de práticas básicas entre os participantes com fórum de debates sobre as intervenções. Elementos básicos da condução de práticas: intenção da prática, motivação, tom de voz, velocidade de condução, entonação, etc. Embodiment do Mindfulness na vida cotidiana: como fazer? Estratégias de implementação de Mindfulness e Autocompaixão como modelo de vida e de profissão.

Módulo avançado (EXCLUSIVO para profissionais de saúde mental).

Professores convidadas do módulo intermediário: Prof. Dra. PhD. Tamara A. Russell (online) e Prof. Ms. Psic. Caroline Bertolino de Souza

AULA 9 - 22 AGOSTO - 09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30 – PROFESSOR CONVIDADO

AULA 10 – 26 SETEMBRO - 09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30 – PROFESSOR CONVIDADO

AULA 11 – 21 NOVEMBRO - 09:00 às 12:00 – 13:30 às 17:30 – PROFESSOR CONVIDADO

AULA 12- 12 DEZEMBRO - 13:30 às 18:00 - PROFESSOR CONVIDADO