Iniciativa Mindfulness na Mídia

Aqui você encontra algumas reportagens e matérias que tiveram a participação de nossa equipe

Bem Estar - 15/9/2015

 

Depressão pode ser tratada com meditação: 

 

Marcelo Oliveira, psicólogo, professor de meditação Mindfulness e membro da nossa equipe, participou do programa Bem Estar, da Rede Globo, e falou um pouco sobre como a meditação pode nos auxiliar a lidar melhor com nossas emoções.

 

O Globo - 4/4/2015

 

Daniela D. Sopezki, instrutora de meditação: 

"Sucesso é estar em paz na adversidade"

 

Gaúcha doutoranda em saúde coletiva veio ao Rio dar workshop para difundir "Mindfulness, método de concentração que se popularizou nos  EUA e Europa. 

 

Jornal SBT Brasil - 9/3/2015

 

Meditação pode ajudar quem sofre de insônia

 

A insônia afeta 40% dos brasileiros. E as mulheres são as que mais sofrem. Porém, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo descobriu que a solução pode estar na mente. Confira na reportagem de Solange Boulos.

 

Jornal Bem Estar - 03/2015

 
Mindfulness

Uma técnica que reduz sintomas da ansiedade, estresse, depressão e melhora a qualidade de vida

 

As pesquisas no campo da psicologia apontam que o bem-estar é uma habilidade. E se o o bem-estar é uma habilidade, logo, também podemos desenvolvê-lo. E o treinamento em Mindfulness é uma ferramenta muito potente. Simples e milenar. Mindfulness pode ser entendido como um estado psicológico a ser desenvolvido por meio de técnicas. Portanto, pode ser cultivado através de um treinamento específico.

 

Por isso e por tantos outros benefícios à saúde mental e física já está incorporado nos serviços de saúde pelo mundo, e no caso do Reino Unido, é usado para a prevenção de novos episódios de depressão recorrente, com resultados semelhantes ao uso continuado de antidepressivos.

Clique na imagem ao lado para ler o texto completo

Globo Reporter - 12/09/2014

 
Pesquisa revela que insônia pode ser evitada sem uso de medicamentos

Pesquisadores da Unifesp em parceria com Instituto do Sono acreditam que meditar é alternativa para reduzir uso de medicamentos para dormir.

 

Ao ver um grupo de mulheres que aderiu à meditação, pode não parecer, mas elas estavam à beira de um ataque de insônia. Por questões hormonais, as mulheres são as principais vítimas deste pesadelo que vai piorando com a idade.

 

“Cerca de 30 % das mulheres antes da menopausa tem alguma queixa de insônia, e esse número vai para 60 % após a menopausa”, explica a professora Helena Hachul, professora de medicina - Unifesp.

O problema é que cada vez mais, as mulheres com insônia recorrem ao uso de medicamentos fortes e controlados para dormir, os tranquilizantes, ou benzodiazepínicos. Muitas acabam ficando dependentes. Não conseguem mais dormir sem os remédios. O que poucas sabem é que esta dependência é um risco para a saúde.“As pessoas que usam, de longa data, os benzodiazepinicos têm prejuízo de memória. E um outro efeito colateral dos benzodiazepinicos é que eles provocam um relaxamento muscular e isso pode levar a uma parada respiratória. Então muitas mulheres que utilizam esses medicamentos, esses tranquilizantes maiores, podem ter episódios maiores de apneia e isso é prejudicial à saúde”, explica a professora Helena Hachul.

Zero Hora - 13/06/2014
 
Conheça mindfulness, conceito que busca recuperar a atenção total no momento presente

Conjunto de técnicas e exercícios podem treinar a mente para focar no aqui e agora

 

Estar totalmente focado no aqui e no agora, com atenção plena para o que se está fazendo. Parece fácil? Não é. Basta pensar no seu dia a dia. Quantas vezes você consegue se concentrar em uma conversa sem desviar a atenção? Dirigir sem pensar no que fez ontem ou no que terá de fazer amanhã? Almoçar prestando atenção no gosto e na textura da comida? Provavelmente, enquanto lia essas poucas linhas, sua mente já passeou por memórias passadas, você foi distraído pelo celular e se lembrou dos planos que tem para mais tarde. Nada fora do normal. A tendência de nosso cérebro é a inconstância, e domá-lo não é tarefa fácil. Há centenas de anos, diferentes tradições culturais, filosóficas e religiosas buscam as melhores técnicas para acalmar a mente e alcançar um estado de consciência plena. Se antes já era difícil, imagina agora.

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