Mindfulness?

Mindfulness - ou Atenção Plena -  é um estado onde treinamos qualidades de atenção ao momento presente e autocompaixão com experiências desafiadoras. Através do treinamento de mindfulness aprendemos a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, aprendemos a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos. Através de Mindfulness, aprendemos a regular as emoções desafiadoras e  criar espaço mental, mesmo em circunstâncias difíceis. 

Onde surgiu?

Há diferentes "origens" do Mindfulness, com maior ou menor inspiração nas tradições religiosas do oriente. Usualmente diz-se que o mindfulness tem origem nas práticas de meditação, porém há origens não-religiosas do mindfulness, como na Psicologia das psicoterapias contextuais e da Cognição Social (Langer). De todo o modo, é mais comum vermos a associação do Mindfulness contemporâneo com a meditação budista, em uma versão secularizada (não-religiosa). O primeiro programa de Mindfulness deste tipo foi a Redução de Estresse Baseada em Mindfulness (MBSR), desenvolvida por Kabat-Zinn nos USA nos anos 80. Desde então, inúmeros programas de mindfulness surgiram ao redor do mundo.

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O que é Mindfulness? Os grandes especialistas!

 

 

Jon Kabat-Zinn é o fundador e diretor da Stress Reduction Clinic, no Centro Médico da Universidade do Massachusetts, e Professor Associado no Departamento de Medicina Preventiva e Comportamental. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas experimentais com Mindfulness. 

Jon Kabat-Zinn não apresenta a meditação mindfulness num contexto religioso, sendo um método que pode ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças. É exatamente a simplicidade da técnica que a torna útil como técnica de redução do stress. O núcleo dos ensinamentos de Jon Kabat-Zinn pode ser encontrado no seu livro, "Wherever You Go, There You Are: Mindfulness Meditation in Everyday Life."



É o mentor do MBSR, o mais conhecido protocolo de intervenção clínica em Mindfulness

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Mark Williams, Phd, é professor de Psicologia Clínica e Wellcome Principal Research Fellow da Universidade de Oxford. Possui nomeação conjunta do Departamento de Psiquiatria e do Departamento de Psicologia Experimental. Já ocupou postos anteriores da Universidade de Newcastle, o Conselho de Pesquisa Médica - Unidade de Psicologia Aplicada (agora Unidade de Cognição e Ciências do Cérebro), em Cambridge, além da Universidade do País de Gales, em Bangor, onde fundou o Instituto de Pesquisa e Assistência Médica e Social e o Centro de Pesquisa e Prática em Mindfulness. Ele é membro da Sociedade Britânica de Psicologia, da Academia de Ciências Médicas e da Academia Britânica. 



É um dos fundadores do MBCT, um dos mais conhecidos protocolos de intervenção em Mindfulness.

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Um pequeno exercício de Mindfulness:

Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos;
Faça isso 3 vezes ao dia;
 
1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estomago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta a posição original quando expiramos.
 
2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modifica-la, apenas tome nota da sua sensação.
 
3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitado”  ou “Há agitação”. Não tente modifica-la, aceite-a.
 
4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você esta as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.