Programas de Minfulness ao redor do Mundo

Os programas de Mindfulness geralmente são compostos de um encontro semanal durante 8 semanas onde os participantes entrarão em contato com vários exercícios que envolvem praticas meditativas, corporais e de concentração que vão evoluindo no decorrer da semana. Sendo importante o compromisso dos participantes nas atividades diárias.
Na maioria dos programas de mindfulness ows exercícios envolvem concentração na respiração,  vários tipos de meditação (atenção nas sensações físicas, sons, emoções e pensamentos), escaneamento corporal, yoga, movimentos corporais, técnicas cognitivas, biofeedback e comunicação.
O seu foco nos mais variados problemas de saúde que vão desde doenças crônicas, estresse, depressão entre outros faz com que os programas sejam adaptados as diferentes condições e populações.

A meditação Mindfulness propõe uma conexão com a experiência vivida aqui e agora com aceitação e sem julga-la. Num primeiro momento a concentração e atenção é treinada, usando a respiração, quando pensamentos e sensações aparecerem é voltado de maneira consciente a atenção e consciência à respiração. Dessa maneira, os participantes vão treinando sua atenção ao presente momento.

Mindfulness-based cognitive therapy - MBCT (Terapia cognitiva em Mindfulness)

Mindfulness-based cognitive therapy (MBCT) é um tipo de psicoterapia que envolve a combinação da psicologia cognitiva, meditação e a cultivação de um estado focado ao presente momento, de forma intencional e sem julgamentos conhecido como Mindfulness.
O MBCT foi criado pelo professor de Oxford Mark Willian e seus colegas Zindel Segal e John Teasdale. Que aproximaram a terapia cognitiva criada por Aaron T. Beck em 1960 e o programa criado em 1979 por Jon Kabbat-Zinn chamado MIndfulness-based stress reduction – MBSR (Programa mindfulness de redução de estresse)

A principal premissa da terapia cognitiva é que pensamentos precedem emoções e que algumas crenças pessoais da pessoa direcionam ela para pensamentos negativos que podem ocasionar problemas psicológicos como a depressão. Tendo como objetivo ajudar os pacientes a reorganizar seus padrões disfuncionais de crenças pessoais para pensamentos mais funcionais que se aproximem mais com a realidade.
O MBCT usa os princípios da terapia cognitiva com as técnicas da meditação mindfulness para ensinar os pacientes a conscientemente prestar atenção aos seus pensamentos e sentimentos sem julga-los ou ficar presos em como poderia ter sido ou como poderá ser. Essa abordagem traz clareza de pensamentos, auto regulação e da ao paciente as ferramentas necessárias para facilmente de desvencilhar de pensamentos negativos ao invés de alimentar a depressão.

MBCT é muito utilizado para ajudar os pacientes com depressão crônica a aprender a como evitar as recaídas e não ficar presos as pensamentos automáticos que perpetuam e agravam a depressão.
Na Universidade americana de Harvard os programas de medicina que integram mente e corpo tem como uma importante parte dos seus trabalhos focados em MBCT e tem  recomendado para o recomendado para o tratamento de depressão.
Algumas das características dos programa de MBSR:
1- Ver pensamentos como pensamentos ( não como verdades)
2- Despertar do piloto automático (padrões de condicionamento comportamental) e aprender a desengajar deles.
3- Rotular tipos de pensamentos disfuncionais que afetam o humor (para estar atento a eles e brecar a cadeia de pensamentos negativos)
4- Reconhecer pensamentos negativos logo que eles aconteçam permite um redirecionamento dos mesmos. Ao invés de entrar num caminho automático de elaboração, autocrítica, confusão e esquiva.
5- Junto com os pensamentos trabalhar com a respiração, corpo e emoções. Pois os mesmos estão diretamente relacionados ao humor e reações emocionais fisiológicas. Tendo um efeito direto na prevenção ou limitação de uma crise ou da atividade automática cognitiva.

Mais informações no site da universidade de Oxford (em inglês) 

http://oxfordmindfulness.org/

Mindfulness-Based Stress Reduction - MBSR (Programa Mindfulness de redução de estresse)

O programa MBSR foi criado pelo médico e professor da universidade de Massachusetts Jon Kabat-Zinn, em 1979. Seu programa tem sido utilizado para ajudar pacientes que sofram das mais variadas formas de doenças crônicas e doenças. O Programa é ensinado num período de 8 semanas, com um encontro semanal de mais ou menos 2 horas, durante os dias que seguem na semana os participantes executam exercícios pré definidos em suas casas.

O programa de redução de estresse Mindfulness, é um método cientificamente comprovado no qual ocorre uma diminuição do estresse e dos sintomas a ele relacionado. A literatura cientifica demonstra bons resultados do programa nos mais diversos problemas médicos como: melhora de qualidade de vida para pacientes com Câncer, Dor crônica, Psoriase, Problemas cardíacos, AIDS, Pressão alta, infertilidade, dor de cabeça, stress relacionado a problemas gástricos, Insônia, medo, pânico e depressão.

Jon Kabatt-Zin é autor de vários livros sendo os mais conhecidos: Full catastrophy living, Coming to our senses, Whatever you go there you are. (Todos sem tradução do inglês)
Nos Estados Unidos a técnica é ensinada em 25 estados e já foi difundida em mais de 15 paises incluindo Inglaterra, Alemanha, Holanda e Bélgica. Sua grande popularidade já fez com que, no exterior, os treinamentos baseados nesse programa fossem difundidos em clinicas médicas, hospitais, escolas, presídios entre outros.

Nos EUA mais de 200 programas de mindfulness estão em atividade. Na universidade de Medicina de Massachussets com mais de 20 anos de experiência, cerca de 14 000 pacientes já participaram dos programas.

Mais informações no site da Universidade de medicina de Massachusetts ( em inglês) : 

http://www.umassmed.edu/content.aspx?id=41252

Mindfulness Based approaches to Pain and Illness - MBPI ( Programa Mindfulness para dor e doença)

O programa de MBPI é oferecido pelo instituto Breathworks na Inglaterra, o programa teve sua origem na experiencia pessoal de Vidyamala Burch, que usa mindfulness para lidar com uma dor crônica na sua espinha dorsal por mais de 25 anos. O programa foi fundado com a combinação de pesquisas práticas e elementos dos programas de MBSR e MBCT.

Vidyamala Burch é autora do livro: Viva bem com a dor e a doença, pela editora Summus. Esse livro é um dos primeiros livros sobre Mindfulness com tradução para o português.

O método da Breathworks consiste em aceitar a experiência e não reagir à ela. Aceitando as condições que estamos, podemos responder de maneira mais criativa. Para fazer isso é necessário que aprendamos como estar atento e consciente (mindful) às nossas reações e respostas.

Mais informações no site da Breathworks (em inglês): http://www.breathworks-mindfulness.org.uk/

Mindfulness-Based Relapse Prevention - MBRP    

(Programa Mindfulness para prevenção de recaída)

O MBRP, criado pelo Dr. Allan Marlatt e sua equipe da Universidade de Washington, foi baseado no modelo do MBSR e do  MBCT, porém desenvolvido para pacientes usuários de substâncias que estejam tentando manterem-se abstinentes. Também é realizado em oito semanas com uma sessão semanal com duração de duas horas. São combinadas práticas de meditação formais como body scan, meditação sentada, caminhada meditativa e mindful movements com elementos da terapia cognitiva baseados em estratégias de prevenção de recaída.
Dr, Allan Marlatt, é autor do Livro Prevenção de Recaída, mundialmente reconhecido e utilizado para as intervenções que visam prevenir recaídas em usuários de substâncias. Juntamente com a Dra, Sarah Bowen  e Dra. Neha Chawla, publicaram o manual "Mindfulness-Based Relapse  Prevention fos Addictive Behaviors".
As habilidades desenvolvidas neste programa, ajudam aos participantes a reconhecerem a permanecerem com o desconforto (físico, cognitivo ou emocional) ao invés de reagirem automaticamente, para "resolvê-los". Através da combinação de mindfulness com prevenção de recaída, os participantes são capazes de cultivar a consciência dos gatilhos externos e internos, além de promoverem mudanças vitais no estilo de vida para uma vida em recuperação mais saudável.   O programa MBRP e seus princípios de tratamento exigem um entendimento experiencial das práticas meditativas baseadas em mindfulness.  Assim, é essencial que os facilitadores dos grupos de MBRP tenham sua prática diária de meditação e incorporem os princípios que ensinam.

Mais informações no site:  www.mindfulrp.com