Meu nome é Tiago Tatton-Ramos, sou um dos membros iniciais da INICIATIVA MINDFULNESS e no final de 2013, durante o segundo ano do meu doutorado em Psicologia na UFRGS (LaFEC), fui agraciado com uma bolsa de doutorado-sanduíche pela CAPES. Meu projeto consistia em estudar durante 8 meses no Institute of Psychiatry do King´s College de Londres, aprendendo todo o possível sobre as MBI´s (Mindfulness Based Interventions). Minha preceptora por aqui seria a Prof. Dra. Tamara A. Russell, que está desenvolvendo um dos mais inovadores protocolos de Mindfulness, o "Body in Mind Training" (BMT). Vou narrar por aqui minha jornada de mindfulness durante estes meses. De dezembro/2013 a julho/2014. Embarque comigo!

 

 

DEZ/2013 - Chegamos na bela cidade de Oxford! Estava frio, mas por sorte não nevava. Neste mesmo mês comecei a viajar semanalmente para Londres. Por lá, iniciaram minhas supervisões. Eu a Dra. Russell começamos a desenvolver artigos científicos e os padrões de intervenção para minha tese. Além disso, eu a auxiliei na revisão de seu livro, que será publicando em JAN/2015. Ao longo do meu estágio de doutoramento, eu continuaria vivendo nesta ponte Oxford-Londres. 

 

JAN/2014 - Comecei a participar dos grupos de 5 semanas do Body in Mind Training (BMT), onde as habilidades de Mindfulness são desenvolvido através de movimentos oriundos das artes marciais e de tradições como o Tai Chi Chuan. Estes movimentos são, por sua vez, orientados por resultados de neuroimagem sobre a relação entre o sistema motor e os sistemas cognitivo e emocional. O treino é mais lúdico e dinâmico do que nos protocolos tradicionais. Logo mais sairá um paper (em inglês) com a descrição do protocolo e os resultados de estudos pilotos recentes

 

As pesquisas sobre Mindfulness acontecem há mais de 30 anos, envolvendo os métodos mais avançados da pesquisa científica, desde meta-análises até a utilização de neuroimagem. Infelizmente, em lugares como o Brasil, somente agora as pessoas estão conhecendo a abordagem. Por sorte, nós da INICIATIVA estamos envolvidos não apenas com os protocolos tradicionais, mas também os inovadores, como o BMT e o BreathWorks.

 

 

FEV/2014 - Começa a preparação de um paper internacional, além do livro. Continuam os grupos de BMT 5 semanas - alguns incluindo atividades no belo parque Brockwell, em Brixton/Londres.

 

Começa o projeto do BMT 12 semanas no espaço DRAGON CAFÉ, no bairro de Borough, em Londres. Por lá aconteceram grupos de Mindfulness com mais de 30 participantes. O projeto é financiado por iniciativas públicas e privadas e uma das prioridades é levar Mindfulness gratuitamente para a população em geral. A base do DRAGON CAFÉ é pautada na cura através da criatividade e da busca pelo novo. Um lugar incrível que, infelizmente, temos dificuldade de encontrar no Brasil.

 

 

MAR/2014 - É o mês da minha primeira masterclass no famoso Oxford Mindfulness Centre. Tema: Mindful Movements! Para mim foi uma oportunidade única de unir MBCT com BMT! Fantástico! 

 

Começa também a escrita de um capítulo de livro sobre o papel de Mindfulness e Compaixão na Educação que será publicado, em inglês, em uma coletânea internacional sobre Educação!

 

Continuam os treinamentos semanais em BMT e o projeto no Dragon Café!

 

 

ABR/2014 - Retiro de Shamata de 6 dias duração direto com a FONTE! Professor B. Alan Wallace, um acadêmico que ao mesmo tempo é lama budista! É um dos nomes mais importantes do movimentos Mindfulness na atualidade. Responsável pela criação do Cultivating Emotional Balance e o Shamata Project.

 

Foram 6 dias de um aprendizado incomensurável sobre as "habilidades" da mente. Shamata é base original de onde emergiu o método moderno de Mindfulness. Todos os profissionais envolvidos com Mindfulness deveriam fazer um treinamento de Shamata.

 

Neste mesmo mês, realizei um um treinamento incrível com Vidyamala Burch. Aprendi as técnicas centrais do método Breathworks voltado para o manejo da dor e do estresse decorrente do adoecimento. É um método super acessível, de fácil linguagem e com exercícios excelentes!

 

 

MAI/2014 - Treinamento no Oxford Mindfulness Centre do protocolo FINDING PEACE IN A FRANTIC WORLD, que é uma adaptação do MBCT para pacientes não-clínicos. O treinamento foi ministrado por Chris Cullen, um dos mais importantes professores de Mindfulness da Inglaterra.

 

Neste mês nosso artigo sobre o BMT foi aceito pelo Neuro-Disability & Psychotherapy Journal. SÓ ALEGRIA!

 

Certamente, um dos momentos mais marcantes deste meu estágio foi a minha PRESENÇA na reunião do parlamento inglês (House of Commons) sobre a otimização dos processos de implementação de Mindfulness em projetos sociais do Reino Unido. Foi absolutamente fantástico!!!

 

Neste encontro estavam presentes os mais importantes políticos, empresários e pesquisadores ingleses. Foi impressionante escutar o relato do grupos de políticos que está praticamente Mindfulness regularmente sob a supervisão de Chris Cullen. Emocionante mesmo.

 

 

JUN/2014 - Início do grupo de MBSR (8 semanas) com Michael Chasklason, um dos mais importantes professores de MBSR de Londres. Inclusive, o prof. Chaskalson é um dos professores do mestrado em Mindfulness do respeito centro de Bangor, em Gales. Ele escreveu diversos livros sobre Budismo e Mindfulness.

 

Neste mês, também aconteceu o workshop integrando Mindfulness, dança e atuação. Fomos inspirados pelo projeto "Dance your Phd". Estamos lançando a semente para apresentação e divulgação de Mindfulness em espaços públicos.

 

Também foi o início de dois projetos maravilhos no OMC. Primeiro, o grupo de 8 semanas de MBCT na Universidade de Oxford. Segundo, a participação periódica nos grupos de pesquisa do OMC, como pesquisador convidado! Mês incrível.

 

 

JUL/2014 - Conclusão dos grupos de MBSR, com o Prof. Chaskalson, que também é instrutor em Bangor e de MBCT, no Oxford Mindfulness Centre. Conclusão do Capítulo de livro sobre Mindfulness e Educação. Intensivo de Teaching Back com o também instrutor de Mindfulness, meu amigo irlândes, Lee Domarck. Preparação para o primeiro grupo de 5 semanas no Brasil !

BMT5 no parque  Brockwell, em Brixton, Londres

Um encontro no DRAGON CAFE para o BMT12

Retiro de 6 dias de shamata (a base tradicional de Mindfulness)

Vidyamala ensinando no Oxford Mindfulness Centre

Chegando para a Masterclass do FINDING PEACE IN A FRANTIC WORLD

Na House of Commons, em reunião sobre Mindfulness e as políticas públicas

Encontro de MBSR em Londres....locais como esse foram minha segunda casa...

Projeto de Mindfulness, dança e atuação em

Londres, baseado naidéia do "Dance your Phd".

Eu e minhas instrutoras de MBCT no Oxford Mindfulness Centre: Jill Roberts e Cristina Surawy. A Dra. Surawy é a co-diretora do Mestrado em MBCT em Oxford.