Dra. Tamara A. Russell é Lecturer no King´s College de Londres e colaboradora frequente do Royal College of Psychiatry do Reino Unido. Tamara completou sua licenciatura em Psicologia na University College London (UCL), em 1996. Depois disso, obteve mestrado em Neurociências no Kings College London (1997). Isto foi seguido por um doutorado no Departamento de Psicologia do Instituto de Psiquiatria (IoP) do Kings College London (1997) (concluído em 2001).

Depois de uma série de posições acadêmicas de pós-doutorado, incluindo uma Goldsmith Fellowship, um Royal Society Travel Scholarship e um grant do Schizophrenia Research Institute, Tamara começou a sua formação em Psicologia Clínica da University College London (D Clin Psych. em 2009). Nesse meio tempo, ainda participou como co-autora do lançamento do livro Methods In Mind (2006), escrito por Michael Gazzaniga, um do maiores nomes da Neurociência. Tamara continua seu trabalho acadêmico e de ensino através de contratos honorários com um grande número de organizações,

incluindo o Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência (IoPPN) (King´s College London) a renomada The Tavistock e também a Portman NHS Foundation Trust. Na posição de Visiting Professor, Tamara ensina Mindfulness a estudantes de pós-graduação em diferentes níveis, incluindo projetos de pesquisa que visam explorar novas aplicações da Atenção Plena no campo da saúde. Alguns projetos recentes incluem o desenvolvimento de mindfulness para estudantes de medicina, para mães com depressão pós-parto, cardiopatas, bem como supervisão de mindfulness para professores ao redor do mundo. Recentemente, Tamara publicou (2015) no importante journal Frontiers of Human Neuroscience um groundbreaking paper entitulado - A neurophysiological and neuropsychological consideration of mindful movement: clinical and research implications. Já em 2016 publicou o seu livro Mindfulness in Motion: Unlock the Secrets of Mindfulness in Motion.
Em agosto de 2016 a profa. Dra. Tamara Russell esteve no Brasil para ministrar a primeira turma de formação de instrutores de Mindfulness no Modelo Neurocognitivo, protocolo que vêm desenvolvendo ao longo de uma década. Parte do modelo já foi publicado em papers internacionais. Nos anos seguintes aconteceram novas turma. É uma formação única e diferenciada, dedicando grande espaço aos aspectos científicos e criativos de Mindfulness. São poucas vagas. Entre em contato aqui e saiba mais!